Regulamento UPF2010
Competição de Pontes de Espaguete da UPF - Regulamento:
a) Disposições gerais:
1. O custo de inscrição na competição consiste em um pacote de 500 g de massa por integrante. Os alimentos arrecadados serão repassados posteriormente a uma instituição de caridade. Apenas a equipe cuja totalidade dos integrante efetuar a inscrição concorrerá à premiação.
2. Como forma de facilitar o acompanhamento das tarefas envolvidas, todos os participantes da competição deverão estar matriculados no Curso de Engenharia Civil no presente semestre letivo, e já ter concluído (ou estar cursando) Análise Estrutural I. Cada grupo deverá ser formado por no máximo 4 (quatro) alunos. Cada grupo poderá participar com apenas uma ponte.
3. Por ocasião da entrega das pontes à Comissão Organizadora, cada grupo deverá apresentar uma estimativa do valor da carga de colapso de sua ponte e uma lista das colas utilizadas na sua construção.
4. Ao menos metade dos componentes da equipe deverá estar presente no momento do ensaio de sua ponte. Caso contrário, o grupo não poderá efetuar o ensaio e estará desclassificado da competição.
b) Normas para a construção da ponte:
1. A ponte deverá ser indivisível, de tal forma que partes móveis ou encaixáveis não serão admitidas.
2. A ponte deverá se construída utilizando apenas massa do tipo espaguete número 7 da marca Barilla e colas epoxi do tipo massa (exemplos de marcas: Durepoxi, Polyepox, Poxibonder, etc.) e do tipo resina (exemplos de marcas: Araldite, Poxipol, Colamix, etc.). Será admitida também a utilização de cola quente em pistola para a união das barras nos nós. Outros tipos de cola poderão ser admitidos se submetidos previamente à consideração do(s) professor(es) da(s) turma(s) participante(s) da competição.
3. O peso da ponte (considerando a massa espaguete e as colas utilizadas) não poderá ser superior a 750 g.
4. No limite de peso prescrito (750 g), não serão considerados o peso do mecanismo de apoio fixado nas extremidades da ponte (descrito a seguir, no item 7), nem o peso da barra de aço para fixação da carga (descrito a seguir, no item 10), que serão estimados pela comissão fiscalizadora para cada ponte.
5. A ponte não poderá receber nenhum tipo de revestimento ou pintura.
6. A ponte deverá ser capaz de vencer um vão livre de 1 m, estando apoiada livremente nas suas extremidades, de tal forma que a fixação das extremidades não será admitida.
7. Na parte inferior de cada extremidade da ponte deverá ser fixado um tubo de PVC para água fria de 1/2" de diâmetro e 20 cm de comprimento para facilitar o apoio destas extremidades sobre as faces superiores (planas e horizontais) de dois blocos colocados no mesmo nível. O peso dos tubos de PVC não será contabilizado no peso total da ponte, como descrito no item 4.
8. Cada extremidade da ponte poderá prolongar-se até 5,0 cm de comprimento além da face vertical de cada bloco de apoio. Não será admitida a utilização das faces verticais dos blocos de apoio como pontos de apoio da ponte.
9. A altura máxima da ponte, medida verticalmente desde seu ponto mais baixo até o seu ponto mais alto, não deverá ultrapassar 50 cm.
10. A ponte deverá ter uma largura mínima de 5 cm e máxima de 20 cm, ao longo de todo seu comprimento.
11. Para que possa ser realizado o teste de carga da ponte, ela deverá ter fixada na região correspondente ao centro do vão livre, no sentido transversal ao seu comprimento e no mesmo nível das extremidades apoiadas, uma barra de aço de construção de 8 mm de diâmetro e de comprimento igual à largura da ponte. A carga aplicada será transmitida à ponte através desta barra. O peso da barra não será contabilizado no peso total da ponte, como descrito no item 4.
c) Normas para a apresentação das pontes:
1. Cada grupo deverá entregar sua ponte já construída, em data a ser fixada pela comissão organizadora.
2. Após a entrega de cada ponte, membros da comissão organizadora procederão à pesagem e medição da ponte e à verificação do cumprimento das prescrições do regulamento da competição. A ponte ficará armazenada em sala fechada, até o momento da realização dos testes de carga.
d) Normas para a realização dos testes de carga:
1. A ordem da realização dos testes de carga das pontes corresponderá, na medida do possível, à ordem de entrega das mesmas.
2. Cada grupo indicará um de seus membros para a realização do teste de carga de sua ponte. Durante a realização do teste de carga, o aluno deverá utilizar óculos de proteção para evitar acidentes no momento do colapso da ponte.
3. A carga inicial a ser aplicada será de cerca de 4,3 kg (peso do equipamento de suporte das cargas). Se após 30 segundos da aplicação da carga, a ponte não apresentar danos estruturais, será considerado que a ponte passou no teste de carga mínima, e ela estará habilitada para participar do teste da carga de colapso.
4. Se a ponte passou no teste da carga mínima, as cargas posteriores serão aplicadas em incrementos definidos pelo membro do grupo que está realizando o teste. Será exigido um mínimo de 10 segundos entre cada aplicação de incremento de carga.
5. Será considerado que a ponte atingiu o colapso se ela apresentar severos danos estruturais menos de 10 segundos após a aplicação do incremento de carga. A carga de colapso oficial da ponte será a última carga que a ponte foi capaz de suportar durante um período de 10 segundos, sem que ocorressem severos danos estruturais.
6. Se na aplicação de um incremento de carga ocorrer a destruição do ponto de aplicação da carga, será considerado que a ponte atingiu o colapso, pela impossibilidade de aplicar mais incrementos de carga (ainda que o resto da ponte permaneça sem grandes danos estruturais).
7. Após o colapso de cada ponte, os restos da ponte testada poderão ser examinados por membros da comissão de fiscalização, para verificar se na construção da ponte foram utilizados apenas os materiais permitidos. Caso seja constatada a utilização de materiais não permitidos, a ponte estará desclassificada.
8. Qualquer problema, dúvida ou ocorrência não contemplada neste regulamento, deverá ser analisada pela comissão de fiscalização, e a decisão final sobre o assunto em questão caberá à comissão organizadora.
e) Normas para a premiação:
1. Cada ponte inscrita na competição será julgada segundo os seguintes quesitos:
-Resistência (maior carga de colapso);
-Eficiência (maior relação resistência/peso);
-Inovação.
Será declarada vencedora da competição a equipe que obtiver maior nota no quesito resistência (maior carga de colapso).
As equipes vencedoras dos demais quesitos receberão menção honrosa.
f) Disposições finais:
Os casos omissos no presente regulamento serão decididos pela comissão organizadora.